Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Tem olho!

por aquimetem, Falar disto e daquilo, em 19.10.09

          Temos aí nas livrarias mais uma das "besteiras" do Zé Saramago, o serralheiro mecânico que nasceu numa Azinhaga do Ribatejo, em Novembro de 1922, mas que nem ao certo  sabe  se no dia 16 ou 18 desse mês. Não vou por isso dar-lhe os parabéns. 

           Mas  nasceu, e cedo viu que ser comunista e ateu ao mesmo tempo dava  para  regaladamente viver, conquistar  fama e dinheiro bastante para à capitalista  nas ilhas Canárias fazer de Lanzarote o seu paraíso terrestre. Os muitos zés que por esse mundo fora apreciam a boa leitura,  sem regra nem gramática, se encarregam de lhe sustentar o seu bom gosto de fazer livros e o atrevimento em tocar em matéria que por ateu desconhece e  por ignorância se faz dela sabichão. Mas não está sozinho, e até é Prémio Novel. Tem olho! É português, embora degenerado. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:18


14 comentários

De jts a 26.10.2009 às 18:33


´"E SOBRE JOSÉ SARAMAGO, QUE QUERO COMENTAR - SE PARA TANTO FOR AUTORIZADO - A VOSSA OPINIÃO, SOBRE O ÚNICO PRÉMIO NOBEL DE LITERATURA PORTUGUESA"

Caros amigos "COSTA PEREIRA" e "MARIA DA GRAÇA", vão para vocês, os cumprimentos da minha grande amizade.
Fiquei - acreditem - muito triste, por saber que os meus amigos, que tanto prezo e admiro, têm pela literatura portuguesa, ou melhar, por quem a cria, uma opinião vazia de ideias e talvez até, caricata.
Não estamos a comentar o grande Camões, Eça, ou Camilo; estamos a dar a nossa opinião - goste-se ou não - sobre a obra do maior escritor português da actualidade.
A sua última obra, "CAIM", está a ter um estrondoso êxito em todo o país. E, até em Mondim, esta obra esgotou dos escaparates da minha livraria, tendo necessidade de solicitar uma nova remessa.
Quanto ao livro propriamente dito, é apenas mais um livro ao seu estilo e só se admira, quem anda distraído nas coisas das letras ou conhece mal o autor.
O Próprio Padre Neves, que o acompanhou na entrevista da SIC, disse que era seu admirador e que apesar de discordar em alguns pontos desta obra, acabou por concordar noutros, onde a verdade é por vezes pouco clara.
Obviamente que não vamos comentar aqui as maravilhas da "inquisição", onde a igreja fez um "trabalho notável e de verdadeira missão".
Meus caros amigos, já o disse vou repetir: a nossa amizade não entronca em questiúnclas, venham eles de onde vierem.
Mas, gostaria de vos pedir: comentem, comentem tudo o que vos der na gana, mas não chamem vellho e estrangeiro a um homem que tem mais juventude que alguns novos e tão ou mais português, do que alguns que cá moram.

Um abração para todos.

Teixeira da Silva

De aquimetem, Falar disto e daquilo a 28.10.2009 às 13:17

Caro, Teixeira da Silva: Admiro a sua frontalidade e firmeza de convicções, mas mantenho a minha: Saramago é famoso só e apenas porque não tem uma coisa que JTS tem: Convicções!!! É comunista, mas vive e esbanja como qualquer normal capitalista. Tem muitos leitores porque a sociedade que nós fizemos - nós, não foi Salazar, pois eu também vivi no tempo dele - chegou a este estado miserável que São Paulo combateu à 2000 anos. Há que ler a Bíblia para perceber e não para fazer "Cains ", como os cachorros. E quanto ao valor literário da obra do dito ribatejano só lhe digo: se o meu amigo lesse mais o nosso poliglota Mons . Ângelo Minhava por certo que não diria assim tão bem, como diz, do vulgar escrevinhador a quem deram o Prémio Nobel porque também a Academia Sueca aprecia quem diz mal da religião e provoca escandaleiras , mesmo que seja ignorante. Ó amigo JTS , então acha que Saramago tem alguma coisa de semelhante com o nosso Torga! Tem, falava do que sabia. Mas não mereceu prémio... Porquê^. Um abraço

De aquimetem, Falar disto e daquilo a 28.10.2009 às 16:58

Volto só para acrescentar que na frase "Tem, falava do que sabia", se deve ler : Tem, ele também falava português, mas sabia de quê. O computador roubou-me as letras. Não são só os sem lei....

De GRAÇA a 28.10.2009 às 19:49

OLÁ AOS DOIS INSIGNES CONTERRÂNEOS!
SOU DO NORTE, MAS NÃO SOU TOLA, E NÃO ME ATREVEREI A COLOCAR-ME NO MEIO DO VOSSO RESPEITÁVEL E SABEDOR DIÁLOGO, LONGE DE MIM..
MAS SR. TEIXEIRA DA SILVA: ESTRONDOSO ÊXITO PELO PAÍS FORA , O "CAIM"? SÓ SE FOR EM POLÉMICA, POIS ATÉ NA TERRA DELE, CONDENARAM AS DIZEDELAS DELE, MESMO OS AMIGOS.TAMBÉM, DAÍ ATÉ ELE SER O MAIOR ESCRITOR PORTUGUÊS DA ACTUALIDADE, VALHA-NOS DEUS ...!
DEPOIS, ELE PAPOU O PRÉMIO NOBEL PORQUE O NOSSO TORGA LOGO FOI FALECER POUCO TEMPO ANTES...
MAS ISTO É COMO TUDO:UNS TÊM O DIREITO DE GOSTAR , E OUTROS DE NÃO GOSTAR .
MAS PARA A VENDA DO LIVRO, ESTA CONTROVERSIA TODA , FOI ÓPTIMA, POIS AS PESSOAS SÓ PARA VEREM O QUE LÁ ESTAVA ESCRITO, ACABARAM POR COMPRAR O LIVRO.HÁ SEMPRE UM LADO POSITIVO.

De aquimetem, Falar disto e daquilo a 29.10.2009 às 15:19

Calhei, nem sei porquê, de passar agora por este post e ver um comentário aqui deixado pela atenta comentadora dos meus blogs Mgraça . Mulher de "pão, pão, queijo , queijo " apontou bem, mas creio que não acertou no alvo. O post que lhe diz respeito e que merece um seu comentário é " e Santana, em Lisboa!!!". O nosso amigo e conterrâneo JTS fica à espera. Um abraço

De mgraça a 29.10.2009 às 22:27

Boa noute! O Conterrâneo anda vendo mali! Tão não viu que o sr.Teixeira da Silva se me dirige aqui acima? e que me diz que tenho uma opinião caricata e até vazia de ideias?? Está vendo ou não?
Tão estou mais que certinha aqui mesmo...

De aquimetem, Falar disto e daquilo a 30.10.2009 às 00:40

Nã se admire! Não reparei porque também não levei a sério as considerações deixadas pelo nosso prezado conterrâneo Teixeira da Silva. Ele com aquela conversa toda apenas pretendeu foi puxar-nos pela língua, e arranjar forma de nos pôr a par da cor com que Mondim bem ou mal se pintou...Que não se arrependam, nem os filhos. Depois, se a Mgraça tem uma opinião vazia de ideias, que direi de mim, que nem tão pouco consegui atingir onde é que se baseia o JTS para considerar Saramago o tal melhor escritor da actualidade. Nã, aqui ou eu me engano ou nosso conterrâneo deu em humorista. Mas, não. Teixeira da Silva, vende livros, e aqui, os bons escritores são os que têm clientes para os seus volumes. Está tudo dito! Mas aos que desejam estar bem informados, recomendo que leiam O "Público", de 23 do corrente, onde em artigo de opinião, Uma farsa, Vasco Pulido Valente, ajuíza : " Claro que Saramago tem 80 e tal anos, coisa que não costuma acompanhar a cabeça clara, e que, ainda por cima, não estudou o que devia estudar, muito provavelmente contra a vontade dele. Mas, se há desculpa para Saramago, não há desculpa para o país, que se resolveu escandalizar inutilmente com meia dúzia de patetices". - É este o retrato que temos do nosso Nobel ateu.

De jts a 30.10.2009 às 19:53

Boa noite, meus amigos...! Espero que a boa disposição e a nossa amizade, se não destruam, com as nossas opiniões, com as nossas ideias e principalmente, com o nosso espírito de Mondinenses.
Tenho que voltar a "Saramago", para que não fiquem dúvidas nos vossos espíritos, quanto à apreciação que fiz e que faço de tudo qunto é literatura, principalmente, portuguesa.
Claro, que o meu caro "COSTA PEREIRA", foi buscar o nome de um homem, que possivelmente admira - Vasco Pulido Valente - mas que eu infelizmente não gosto, nem um pedacinho. Como é sabido, as minhas convicções, goste-se ou não, são de uma sociedade socialista. Não daquela que o partido comunista apregoa, mas de uma sociedade, onde haja uma maior distribuição de riqueza e maior respeito, por quem trabalha.
Vejam o meu caso: com quase 72 anos, trabalho mais de 18 horas diárias e não me queixo... pelo contrário: se não trabalhasse tanto, possivelmente aociosidade já ma tinha morto.
Quanto à achega da minha querida "MARIA DA GRAÇA", quando eu disse que poderia haver um esvasiar de ideias no pensamento, era apenas e só, uma chamada de atenção, para as letras, a literatura portuguesa, etc., etc.
Para ser sincero, também eu não morro de paixão por "Saramago", mas isso não invalidaque o considere um inorme vulto da nossa sociedade actuas da literatura.
Bom. Penso que vou ficar por aqui hoje, para os meus amigos se não zangarem comigo, que é aquilo que eu não desejo por nadadeste mundo.

Um grande abraço aos dois e um òptimo fim de semana.
Teixeira da Silva

De jts a 30.10.2009 às 19:57

Peço desculpa de voltar ao blog, mas é só para dizer, que houve da minha parte algum descuido nas teclas do computador e há espaços que não foram respeitados e letras até trocadas, mas dá para entender.
Um abraço.
JTS

De mg a 30.10.2009 às 23:34

Boa noite sr.Teixeira da Silva!
Era o que faltava que não disséssemos aquilo que pensamos; por isso somos transmontanos e consequentemente respeitamo-nos também.É isso que nos distingue (olhe-me só esta vaidade).
Depois como eu já tinha dito, não podemos gostar todos do mesmo.Apareça sempre por aqui, sei que o nosso Conterrâneo o aprecia, apesar de não ser socialista .
Apreciei muito o seu livro sobre os Bombeiros (o tio Armando Borges mostrou ) e lá vi os meus dois avôs da fundação...obrigada desde já.
Aproveito para também desejar um óptimo fim de semana e saúde sempre.
Respeitosamente sempre.

De aquimetem, Falar disto e daquilo a 31.10.2009 às 00:50

Começo por baixo para ir a eito. Chegasse a um ponto que até a fardamenta por mais sofisticada que seja nos deixa ficar enrascados. Nós que rondamos apenas os 72, agora veja o outro com mais de 10 dos nossos em cima dele. Pobre Saramago! Mas olhe que não, por acaso até foi um madeirense que casualmente me deu um recorte desse jornal. Mas leio muitos outros de quem ambos somos admiradores e até amigos como o nosso insigne conterrâneo Mons . Ângelo Minhava , e um Barroso da Fonte que de português sabem o que Saramago não aprendeu, nem sabe, e que como Polido Valente passam a Saramago um certificado de ignorante gramaticalmente falando. Mas eu aqui não me atrevo a meter bedelho, pois aparelho bem com ele, o Nobel da nossa moderna literatice. Mas eu quase apostava que o meu prezado conterrâneo JTS foi mesmo para nos puxar pela língua que veio gabar uma peça que só vale porque alguns portugueses gostam de ser diferentes, de andar na moda, e que tem olho aproveita-se da maré. Eu tenho, mas é sagrado. Não, amigo Teixeira da Silva, jamais largaria um pérola que é a nossa amizade, para dar importância ao que não a tem, até porque da discussão nasce a luz, que luz se faça. Esta, pelo que li, é também a opinião da nossa conterrânea e amiga comum Mgraça . Comentem sempre e sem receio de dizer o que pensam. Um abraço à mondinense para ambos os comentadores.

De aquimetem, Falar disto e daquilo a 31.10.2009 às 00:59

Cá está o raio do come letras a pegar connosco. Algures a cima eu quis dizer: "e quem tem olho aproveita-se da maré"

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2010
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2009
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2008
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2007
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D