Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Encerra hoje o Oitavário da Unidade dos Cristão que teve inicio no passado dia 18. São 8 dias de oração mais intensa que a Igreja dedica todos os anos, aqueles que crêem em Jesus Cristo, para que cheguem a fazer parte da única Igreja por Ele fundada.
A festa de hoje, festa da Conversão de São Paulo, foi instituída por Leão XIII, em 1897, na Enciclica Santís cognitum, dispôs que fossem consagrados a esta intenção os nove dias que vão da Ascensão ao Pentecostes. Porém em 1910, São Pio X transferiu a celebração para os dias que decorrem entre a antiga festa da Cátedra de São Pedro, que se celebrava no dia 18 de Janeiro, e a Conversão de São Paulo, no dia 25. E assim se mantém.
Também o Concilio Vaticano II, no Decreto sobre o ecumenismo, insta os católicos a rezar por esta intenção, "conscientes de que este santo propósito de reconciliar todos os cristãos na unidade de uma só e única Igreja de Cristo excede as forças e capacidades humanas" (Decr. Unitatis redinttegratio, 24).
Os frutos desta intenção à volta da festa da conversão do Apostolo dos "Gentios" têm sido abundantes, com muitos cristãos, e até "igrejas" separadas, a integrarem-se e a procurarem corresponder ao determinado por Jesus Cristo: Um só rebanho e um só pastor. Vamos continuar a rezar pela unidade dos cristãos e quanto mais juntos melhor.
Fonte: Falar Com Deus, de F. F. Carvajal.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.