Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Entrada no Santo Sepulcro
Neste local santo, em Jerusalém, foi sepultado Jesus Cristo e perto descoberta a Cruz onde foi pregado e como homem morreu. Local onde segundo a tradição, também a Vera Cruz foi descoberta em 326 por Santa Helena de Constantinopla, mãe do Imperador Constantino I, durante uma peregrinação à cidade de Jerusalém.
A igreja foi dedicada nove anos após, em 335, com uma parte da cruz em exposição. Em 13 de Setembro ocorreu a dedicação da igreja e a cruz foi posta em exposição no dia 14, para que os fiéis pudessem orar e venerá-la.
Entrada na igreja do Santo Sepulcro
Até 1969, a quarta-feira, sexta e sábado após 14 de Setembro eram considerados como um dos quatro conjuntos de dias de têmporas. A organização destas celebrações específicas, agora, estão sob discernimento das conferências episcopais, que devem considerar usos e costumes de suas localidades. Esta data também marca o início do tempo de jejum pela Regra de Santo Alberto. De acordo com as regras litúrgicas da Igreja Católica Romana, o presbítero deve utilizar vestimentas vermelhas neste dia.
Foto do blog Os Calvários
Foi na Cruz que Jesus Cristo ofereceu ao Pai o Seu Sacrifício, em expiação dos pecados de todos os homens. Por isso, é justo que veneremos o sinal e o instrumento da nossa libertação. Amanhã, dia 14, festeja-se a Exaltação da Santa Cruz, e no dia 15 é a festa de Nossa Senhora das Dores, festa que anda à volta do sacrifício do Redentor e à Cruz onde nos redimiu.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.