Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Na sexta-feira, dia 08, duas minhas sobrinhas ofereceram-me um passeio, com direito a almoço, ao Troncão Parque, recinto de merendas e lazer que fica situado no lugar da Igreja Velha, freguesia de Colmeias-Leiria.
Fiquei encantado com as instalações e asseio do parque que não conhecia, embora tivesse dele conhecimento, pois como similar do bajouquense Pisão é também muito falado. Amante dos sítios e lugares do Portugal menos conhecido, uma vez ali, foi o ribeiro que atravessa o Troncão - e que eu supus fosse quem deu o nome ao Parque - a merecer as honras da minha objectiva. Mas pelo que depois ouvi dizer, o topónimo deve-se ao nome do lugar que antes de 2009 era terreno de silvas e mato, quase impenetrável. Hoje local cuidado e posto ao serviço do turismo regional e não só, apenas me sugere que recomende aos responsáveis pela sua conservação o seguinte: se identificadas, com o nome por que são conhecidas, as árvores existentes no recinto do Troncão, o parque ganha mais 20 pontos meus. E já agora, identificar também o ribeiro que lhe serve de atrativo
E nesta mesa almoçaram duas carradas de bajouquenses e mais um transmontano de Basto, filho adoptivo da Bajouca. A ti Beatriz, a filha Sãozita, e a neta Ângela, encheram um carro. Um outro, carregou comigo, com a condutora Helena, o filho Paulinho e o irmão Raul. Melhor dizendo: foi um passeio à Casal dos Afonsos, da Bajouca Centro.
No fim de almoço foi uma soneca para a ti Beatriz com direito a manta e colchão na relva.
Deixando a mãe, minha dileta cunhada, a descansar, estas beldades aproveitaram para se divertirem no balouço, e eu para as fotografar.
Estão à espera de mais qualquer coisa...e eu também. O vídeo dá para ver melhor
Não só elas e eu, mas também o seu mano Raul.
Ora aqui está o que faltava: a abertura do bar, e o cafezinho da ordem para concluir o almoço.
A meio da tarde, deixamos o recinto ainda cheio de visitantes com fornos, churrasqueiras e mesas ocupadas. Mas o fim da jornada tinha-o determinado para assistir a um baptizado, na capital do barro leiriense, por isso, com pena, deixei mais cedo o Troncão
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.